quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

TRANSISTORES

Transístor é o principal componente da eletrônica, sendo o sucessor da válvula eletrônica.   É um componente formado por três cristais de silício, sendo dois N e um P ou dois P e um N. Abaixo vemos os tipos e símbolos dos transístores comuns usados em eletrônica (bipolares):
POLARIZAÇÃO DOS TRANSÍSTORES
Polarizar um transístor significa aplicar uma tensão contínua em cada um dos seus terminais para que o mesmo possa desempenhar suas funções nos circuitos. É por causa da polarização que os equipamentos eletrônicos devem ser alimentados com pilhas, baterias ou a partir da tensão da rede elétrica.
1 - NPN - Funcionam com tensão maior no coletormédia na base emenor no emissor. A tensão da base é só um pouco maior que a do emissor.
2 - PNP - Funcionam com tensão maior no emissormédia na base emenor no coletor. A tensão da base é só um pouco menor que a do emissor. Abaixo vemos os exemplos:
POTÊNCIA DOS TRANSÍSTORES
De acordo com a quantidade de calor que o transístor pode suportar classificamos em :
1 - Transístores de baixa potência - Tem o corpo pequeno e são usados em circuitos de baixo consumo de energia elétrica. É o tipo mais usado.
2 - Transístores de média potência - Possuem o corpo um pouco maior (geralmente retangulares). Alguns têm uma aba metálica para parafusá-lo num dissipador de calor.
3 - Transístores de alta potência - Possuem o corpo todo metálico ou retangular de plástico com um furo para parafusá-lo num dissipador. Abaixo vemos exemplos das categorias citadas:

DISSIPADORES DE CALOR
São chapas de alumínio ou ferro usadas para "espalhar" o calor gerado por um transístor ou um CI de média ou alta potência. Na maioria dos casos é colocado um pouco de pasta térmica entre o transístor e o dissipador para melhor transferência do calor. Abaixo vemos alguns tipos de dissipador
CÓDIGOS DOS TRANSÍSTORES
É a maneira de identificar um transístor. Por trás deste código estão uma série de características da peça, tais como a máxima corrente que le aguenta, máxima tensão, ganho, etc. Abaixo temos alguns dos mais usados:
Baixa potência -BC548, BC558, BC337, BC327, BF494, BF422, BF423, 2SC1815, 2SA1015, 2N2222, etc
Média potência -BD139, BD140, TIP41, TIP42, BUW84, BF459, 2SD401, 2SD1414, 2SB667, 2SB578,etc
Alta potência -2N3055, 2SC2365, 2SD1554, 2SD1877, 2SC4769, BU2508, BU208, etc.
Sistema europeu – Começa com letras. Se a 1ª letra for A, a peça é de germânio e se for B, é de silício. A 2ª letra indica o tipo e a função da peça da seguinte forma: A = diodo, B = diodo varicap, C = transístor de baixa frequência e baixa potência, D = transístor de baixa frequência e média potência, E = diodo túnel, F = transístor de alta frequência e baixa potência, L = transístor de alta frequência e alta potência, M = elemento hall (magnético), N = fotoacoplador, P = elemento sensível a radiação, S = transístor de alta potencia para comutação, U = transístor de alta potência para chaveamento, Y = diodo retificador, Z = diodo zener.
exemplos:  AC188 – Transístor de germânio (antigo) para baixa frequência e baixa potência
BD139 – Transístor de silício (moderno) para baixa frequência e média potência
Sistema americano – Pode começar com 1N se for diodo ou 2N se for transístor.
exemplos: 1N4148 é diodo       2N3055 é transístor
Sistema japonês - Pode começar com 1S se for diodo ou 2S se for transístor. Geralmente este prefixo não vem no corpo. Apenas uma letra seguida de um número. Se vier as letras ou B, será PNP. Se for ou D, será NPN. Ex: 2SC1815  é NPN.
Sistema Texas  TIP – Transístor de média ou alta potência; TIS – Transístor de baixa potência; TIC – Tiristor (SCR ou TRIAC).
exemplo: TIP31 é um transístor de média potência
Sistema Motorola – MJ – Transístor de silício para alta potência; MP – Transístor de germânio para alta potência; MPS – Transístor de silício de baixa potência; MPF – Transístor FET.
exemplos: MPSA42 é um transístor de baixa potência; MJE13007 é um transístor de alta potência.

TRANSÍSTOR DE EFEITO DE CAMPO (FET)
Possui os três terminais com nomes diferentes dos transistores comuns:dreno, source e gate. O dreno trabalha com a tensão mais alta e o source com a mais baixa. Aplicando uma tensão média no gate, ele cria um campo eletrostático dentro do transistor. Este campo aumenta ou diminui o fluxo de corrente dentro do componente. Como visto, ele é muito parecido com um transistor comum, porém seu consumo é menor e sua impedância de entrada é bem mais alta.


TRANSÍSTOR DE EFEITO DE CAMPO SEMICONDUTOR DE ÓXIDO METÁLICO (MOSFET)
É um FET com o terminal do gate isolado dos outros dois por uma fina camada de óxido de silício. Esta camada é sensível a estática. Os MOSFETs de potência são usado como chaveadores de fontes de alimentação devido ao seu consumo reduzido e alta impedância de entrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário